Primeiro projeto com TurboGears

julho 25, 2006

Andei sumido esses tempos pois venho concomitantemente (palavra bonita danada) estudando Ruby e TurboGears, acreditem, ainda não me apaixonei pelo Rails.

Nessa de brincar com o TurboGears, comecei a criar um sistema de chamados para HelpDesk, algo bem voltado para o local onde trabalho, bem customizado. Lá se usa um em PHP que dá refresh a cada 15 segundos, ou seja, você tem uma chance grande de perder tudo que digita no chamado.

Então fiz as especificações do projeto:

1- Interface simples, intuitiva e levíssima. Nada de frufru, cores, imagens, por enquanto.

2- Não usar refresh. Nunca. O pessoal está traumatizado com refreshs.

3- AJAX compliant ? Não. AJAX consome muita banda e processamento, lá usamos thin-clients, então carregar o browser do usuário estava fora de cogitação.

Dirão que não sobrou nada de divertido para programar. Ledo engano. A criação das interfaces está sendo deliciosa usando XHTML e CSS.

A parte CRUD é tão simples que chega dá pena, preguiça. O TurboGears deixou tudo muito mastigadinho 🙂

Atualmente já elaborei o sistema de login, o esquema da base de dados e desenhos (no papel mesmo) de como as interfaces deverão ser para interagir com o usuário. Para desenhá-las usei um mantra que a Microsoft usou no Excel 2007: O usuário só pode dar 3 clicks para obter o que deseja, mais do que isso, está errado.

No meu sistema o usuário cria o chamado com três cliques para selecionar coisas e dois campos de texto.  No atual (em PHP e com Refreshs) são 6 campos para selecionar e 2 de texto também. Consegui dar uma enxugada bacana, IMHO.

Bem, em breve screenshots e o código, quem sabe 🙂

2 Respostas to “Primeiro projeto com TurboGears”


  1. err…. você não estava usando o blogspot? 🙂 O WordPress é 10x melhor, de qualquer maneira.

    Parabéns pela sua aplicação! O TurboGears é realmente um framework extraordinário. Continuando meu “tour” pelos frameworks web python, eu estou terminando minha primeira aplicação séria feita com Django. Logo logo eu publico algo sobre isso.

    > Interface simples, intuitiva e levíssima

    Adoro isso. Design minimalista é o que há. 🙂

    > Lá se usa um em PHP que dá refresh a cada 15 segundos

    Putz, que horror. Sistemas legado sux.

    > AJAX consome muita banda

    Acho que seria o contrário: fazer o refresh em apenas uma parte da página usa *bem* menos banda do que carregar a página toda – claro, não estou falando do Ajax do Lado Negro da Força, aquele que só serve para efeitos visuais.

    > Bem, em breve screenshots e o código, quem sabe 😀

    Legal! Se puder publica no OTurboGears.org também. Parabéns pelo projeto e pelo post. Abraço!

  2. Luciano Says:

    Cara tens um documento legal para me informar o passo a passo para instalação e execução da versão TurboGears 1.0.4.4. Tenho um projeto nesta versão e tenho que fazer funcionar. Já tentei de várias formas e não consigo! Estou usando o Ubuntu 7.04.
    hinorr@ibest.com.br


Deixe um comentário

